15 maio 2010

Floral não é mágica nem placebo

Às vezes as pessoas pensam em "tomar um floralzinho" como se fosse algo que se não fizer bem, mal não faz. Realmente. Mas, com isso, elas tratam o floral como se fosse um placebo ou talvez uma mágica.

Ocorre que cada floral é indicado para características específicas, portanto é preciso conhecer não só as essências e suas propriedades como também a pessoa que irá receber a indicação.

Há meses uma senhora me procurou queixando-se de agitação, nervosismo, preocupação excessiva. Depois de conversar e entender melhor o que estava acontecendo com ela, recomendei alguns florais. Ela tomou e retornou dizendo que havia melhorado e estava mais tranquila para fazer uma viagem marcada há tempos.
Semana passada a mesma senhora voltou a me procurar. Disse que não estava bem e que então resolveu repetir a fórmula de florais que eu tinha indicado da outra vez, mas estava surpresa porque não tinha tido nenhum efeito. Conversamos um pouco e indiquei outros florais, diferentes dos que havia indicado antes, mais apropriados ao que ela me relatava agora. Poucos dias depois nos encontramos e ela me agradeceu a "fórmula mágica" que a fez melhorar muito num único dia.

Não há fórmulas mágicas. Há indicações acertadas, que dependem de atenta escuta e percepção, e conhecimento dos florais. Por isso, repetir florais sem nova avaliação ou escolher uma fórmula aleatoriamente, não traz resultados efetivos.

Um comentário: