13 março 2010

Apresentando a Terapia Floral

Dr. Bach – médico inglês – foi quem descobriu os efeitos curativos de algumas flores silvestres, estabelecendo seu sistema floral em 1936.

Desde então, pesquisadores passaram a estudar flores nativas de seus países e, com isso, vários outros sistemas florais foram sendo criados.

No sistema de cura desenvolvido pelo Dr. Bach, os remédios florais são agrupados de acordo com o estado mental do paciente. São sete grupos apresentados: para o medo, indecisão, falta de interesse no presente, solidão, sensibilidade a influências e opiniões, desespero, preocupação excessiva. Cada essência floral é indicada para uma diferente emoção, humor ou personalidade.

O objetivo dos florais é estabelecer o equilíbrio entre o corpo, a mente e a alma, de modo que, quando distúrbios emocionais perturbarem o bem-estar geral, a harmonização do estado emocional através dos  florais especificamente relacionados ajude a obter uma mudança positiva.

Os florais não são medicamentos e não substituem a necessidade de cuidados médicos e psicológicos. Agem, sim, como um sistema complementar de cura, podendo ser utilizados em parceria com outros tipos de terapias e tratamentos. Sua ação é benéfica, não criando dependência, não provocando efeitos colaterais e podendo ser ingerido por pessoas de todas as idades.


Um comentário: