09 novembro 2010

Por quanto tempo devo tomar os florais de Bach?

O tempo que os florais poderão levar a fazer um efeito perceptível varia de acordo com os indivíduos e as circunstâncias. [...] Se o estado emocional estiver profundamente enraizado, poderá demorar alguns dias ou semanas até notar a diferença. [...] Regra geral, os florais funcionam gradual e suavemente; a mudança ocorre a um ritmo natural a que as pessoas se ajustam facilmente.

Um frasco de tratamento dura normalmente cerca de três semanas e, nessa altura, é boa ideia reconsiderar a sua escolha de florais para ver se o mesmo continua a ser o mais indicado. [...]

Acontece frequentemente que, após tomar um conjunto de florais por cerca de 3 semanas, torna-se evidente que existem outros aspectos da personalidade que necessitam de tratamento, sendo necessário um floral ou uma combinação de florais diferentes.

Fonte: Os 38 Florais do Dr. Edward Bach - Wigmore Publications Ltd.

Autoconhecimento

Os florais de Bach não são para ser usados como automedicação, e sim, como autocura, autoconhecimento.

18 setembro 2010

Grupo Terapêutico

Estou formando um grupo terapêutico voltado para pessoas que tenham como objetivos o autoconhecimento e o equilíbrio emocional, visando o crescimento pessoal e a qualidade de vida.

Vamos trabalhar para valorizar a identidade, sensibilizar para a importância do autoconhecimento, favorecer a autoestima, buscar soluções para conflitos, despertar potenciais.

Quintas-feiras às 19h
Início em setembro

Local: Niterói - RJ
Contato: carolltavares@yahoo.com.br

18 agosto 2010

Auto-observação

Os Florais são considerados terapia complementar pela OMS, quer dizer, podem ser usados como coadjuvantes junto a outros tratamentos.

Porém, há casos em que os efeitos são muito satisfatórios mesmo quando os Florais são usados como única terapêutica.

Tenho acompanhado o caso de uma jovem que está tendo vários benefícios com os Florais e, interessante notar, tem estado muito mais atenta a si mesma, a seus sentimentos, reações e maneiras de agir.

Os Florais deram à ela, além da possibilidade de harmonia da personalidade, a oportunidade de estar mais atenta, mais presente à sua própria vida, levando-a a escolhas mais conscientes.

04 junho 2010

Elm

O Elm está relacionado à responsabilidade e à missão de vida.

Segundo Edward Bach, "a vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso coração e para ser uma bênção para todos aqueles que nos rodeiam. Se nós fazemos o mundo melhor com a nossa visita, então nós cumprimos o nosso trabalho."

Minha experiência com o Elm me levou a considerá-lo muito delicado, determinado e determinante.

15 maio 2010

Floral não é mágica nem placebo

Às vezes as pessoas pensam em "tomar um floralzinho" como se fosse algo que se não fizer bem, mal não faz. Realmente. Mas, com isso, elas tratam o floral como se fosse um placebo ou talvez uma mágica.

Ocorre que cada floral é indicado para características específicas, portanto é preciso conhecer não só as essências e suas propriedades como também a pessoa que irá receber a indicação.

Há meses uma senhora me procurou queixando-se de agitação, nervosismo, preocupação excessiva. Depois de conversar e entender melhor o que estava acontecendo com ela, recomendei alguns florais. Ela tomou e retornou dizendo que havia melhorado e estava mais tranquila para fazer uma viagem marcada há tempos.
Semana passada a mesma senhora voltou a me procurar. Disse que não estava bem e que então resolveu repetir a fórmula de florais que eu tinha indicado da outra vez, mas estava surpresa porque não tinha tido nenhum efeito. Conversamos um pouco e indiquei outros florais, diferentes dos que havia indicado antes, mais apropriados ao que ela me relatava agora. Poucos dias depois nos encontramos e ela me agradeceu a "fórmula mágica" que a fez melhorar muito num único dia.

Não há fórmulas mágicas. Há indicações acertadas, que dependem de atenta escuta e percepção, e conhecimento dos florais. Por isso, repetir florais sem nova avaliação ou escolher uma fórmula aleatoriamente, não traz resultados efetivos.

04 maio 2010

Algumas imagens














1. Cerato 2. Cherry Plum 3. Wild Rose


24 abril 2010

Grupos de florais

Dr. Bach classificou os 38 remédios em 7 grupos.

1. Para o medo
Rock rose, Mimulus, Cherry plum, Aspen, Red chestnut.

2. Para a indecisão
Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild oat.

3. Para a falta de interesse pelas circunstâncias atuais
Clematis, Honeysuckle, Wild rose, Olive, White chestnut, Mustard, Chestnut bud.

4. Para a solidão
Water violet, Impatiens, Heather.

5. Para a suscetibilidade a influências e opiniões
Agrimony, Centaury, Walnut, Holly.

6. Para o desânimo ou desespero
Larch, Pine, Elm, Sweet chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab apple.

7. Para a excessiva preocupação com o bem estar dos outros
Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock water.

17 abril 2010

Sobre doença e cura

Do capítulo IV do livro Os Remédios Florais do Dr. Bach:

"Assim, vemos que não há nada de acidental no que diz respeito à doença, nem quanto ao seu tipo nem quanto à parte do corpo que foi afetada; como todos os outros resultados da energia, ela obedece à lei de causa e efeito. (...) a cura total vem essencialmente de dentro de nós, (...) Porém, a grande maioria de nós tem algum caminho a seguir antes que possa alcançar esse estágio de perfeição, (...) Nosso objetivo nesta vida é obedecer aos desígnios de nosso Eu Superior, sem nos deixarmos deter pelas influências dos outros, e isso só pode ser conseguido se seguimos calmamente nosso caminho e, ao mesmo tempo, se nunca interferimos na personalidade dos outros, nem lhes causamos o menor dano por nenhuma forma de crueldade ou ódio. (...) Temos de aprender seriamente a aperfeiçoar a individualidade conforme os desígnios de nossa Alma, não temer nenhum ser humano e compreender que ninguém pode interferir no desenvolvimento de nossa evolução, no cumprimento do nosso dever e na nossa ajuda aos semelhantes, (...) Por fim, não tenhamos medo de nos lançar na vida; estamos aqui para adquirir experiência e conhecimento, e aprenderemos pouco, a menos que encaremos a realidade e busquemos o melhor de nós próprios. Tal experiência pode ser adquirida em cada esquina, e as verdades da natureza e da humanidade podem ser conquistadas tão efetivamente, ou até mesmo mais, numa casinha de campo tanto quanto em meio ao tumulto da cidade grande."

27 março 2010

Primeiras leituras

Em seu livro, Nora Weeks relata o treinamento médico do dr. Bach, desde os primeiros anos, passando por sua experiência de patologista e bacteriologista, seu interesse e admiração pela homeopatia de Hahnemann, até a descoberta do novo método de tratamento e a preparação dos florais.


As Descobertas Médicas de Dr. Edward Bach
De Nora Weeks
Ed. Instituto D. Edward Bach









Este livro é uma seleção de escritos que agrupam os principais pensamentos do dr. Bach, sua filosofia e pesquisas.


A Terapia Floral
escritos selecionados de Edward Bach
Ed. Ground

20 março 2010

Fragmentos do "Cura-te a ti mesmo" de Edward Bach

"... Em essência, a doença é o resultado do conflito entre a Alma e a Mente, ... Homens como Hipócrates, com seus ideais grandiosos sobre a cura, Paracelso, com a convicção de uma divindade dentro do homem, e Hahnemann, que compreendeu que a doença tinha sua origem num plano acima do físico - todos eles sabiam muito sobre a natureza do sofrimento e sobre o remédio para ele. ...

Para se compreender a natureza da doença, certas verdades fundamentais têm de ser reconhecidas. A primeira delas é que o homem possui uma Alma que é o seu eu real; ... A segunda é que nós, tanto quanto sabemos acerca de nós próprios neste mundo, somos personalidades vindas aqui com a missão de obter todo o conhecimento e toda experiência que podem ser adquiridos ao longo da existência terrena; de desenvolver virtudes de que carecemos, de extinguir tudo o que é defeituoso dentro de nós e, dessa forma, avançar em direção à perfeição de nossas naturezas. ... Em terceiro lugar, devemos compreender que a curta passagem por esta terra, que conhecemos como vida, não é mais que um breve instante no curso da nossa evolução, ... Nossas Almas, que são realmente nós mesmos, são imortais, e os corpos dos quais temos consciência são transitórios, ... Segue-se, pois, um quarto postulado, que afirma que, contanto que nossas Almas e personalidades estejam em harmonia, tudo é paz e alegria, felicidade e saúde. ... O grande postulado que se segue é a compreensão da Unidade de todas as coisas; ... Há dois grandes erros: o primeiro é fracassar em honrar e obedecer aos ditames de nossa Alma; o segundo é agir contra a Unidade. ...

...Como podemos ajudar a nós mesmos? ... o melhor método de aprendizagem é o pensamento sereno, a meditação, e colocarmo-nos numa tal atmosfera de paz que nossas Almas sejam capazes de falar-nos através de nossa consciência e intuição, e de guiar-nos segundo as suas vontades. Se pelo menos pudermos nos recolher por um breve momento todos os dias, completamente sós e num lugar o mais tranquilo possível, sem que nada nos interrompa, sentar-nos ou deitarmo-nos tranquilamente, sem pensar em nada ou pensando calmamente em nossa missão nesta vida, depois de algum tempo veremos que temos muita ajuda nesses momentos e é como se lampejos de conhecimento e de orientação nos fossem dados. ..."

13 março 2010

Apresentando a Terapia Floral

Dr. Bach – médico inglês – foi quem descobriu os efeitos curativos de algumas flores silvestres, estabelecendo seu sistema floral em 1936.

Desde então, pesquisadores passaram a estudar flores nativas de seus países e, com isso, vários outros sistemas florais foram sendo criados.

No sistema de cura desenvolvido pelo Dr. Bach, os remédios florais são agrupados de acordo com o estado mental do paciente. São sete grupos apresentados: para o medo, indecisão, falta de interesse no presente, solidão, sensibilidade a influências e opiniões, desespero, preocupação excessiva. Cada essência floral é indicada para uma diferente emoção, humor ou personalidade.

O objetivo dos florais é estabelecer o equilíbrio entre o corpo, a mente e a alma, de modo que, quando distúrbios emocionais perturbarem o bem-estar geral, a harmonização do estado emocional através dos  florais especificamente relacionados ajude a obter uma mudança positiva.

Os florais não são medicamentos e não substituem a necessidade de cuidados médicos e psicológicos. Agem, sim, como um sistema complementar de cura, podendo ser utilizados em parceria com outros tipos de terapias e tratamentos. Sua ação é benéfica, não criando dependência, não provocando efeitos colaterais e podendo ser ingerido por pessoas de todas as idades.